5 dicas de cuidados no inverno para toda a família
O inverno finalmente chegou, para alegria dos fãs da estação – que já estão com o hino de Frozen na cabeça para cantar no banho quentinho! As baixas temperaturas podem ser uma delícia, mas não dá para descuidar da saúde. Afinal, pode ser justamente nessa estação tão elegante que infecções oportunistas surgem!
A baixa umidade do ar, aliada ao friozinho, pode ser prejudicial ao sistema respiratório de muita gente. Quem sofre com rinite que o diga! Por isso, no inverno, é essencial redobrar os cuidados com a saúde da família, especialmente em um cenário de pandemia como o que vivemos.
Uma boa notícia: não é difícil prevenir problemas de saúde nessa época. Muito pelo contrário; é tudo uma questão de adaptação! O objetivo final é aproveitar o lado bom do frio com o organismo intacto, focando apenas nas delícias da estação.
Como fazer isso? Vem com a gente!
Cuidados no inverno para toda a família
Quem é pai ou mãe já sabe: é só chegar o inverno que as crianças começam a espirrar mais ou sofrer para respirar bem com a baixa umidade do ar.
Por isso, não deixe para amanhã os cuidados que você pode implementar ainda hoje para garantir a saúde da família toda. A regra é clara: quem quer se manter bem na estação precisa dar uma boa reforçada na imunidade! Nossas dicas para conquistar esse objetivo são:
#1. Reforce a hidratação dos pequenos
A desidratação da pele é comum no inverno. A baixa hidratação pode ocasionar alergias, dermatites, coceiras, irritações e outros incômodos.
Por isso, vale sempre reforçar a hidratação da pele dos pequenos. Aproveite o momento do banho para aplicar óleos e cremes hidratantes que divirtam as crianças, transformando o momento em uma oportunidade para relaxar.
Ah! Vale lembrar que a hidratação começa de dentro para fora, tá? Assim, é indispensável manter a ingestão de líquidos de forma regular, com pelo menos três litros de água por dia, assim como nas outras estações do ano. No inverno, por causa do frio, é comum negligenciar a sede, mas isso traz prejuízos que você não quer conhecer de perto…
#2. Mantenha os ambientes arejados
No frio dá vontade de ficar apenas debaixo das cobertas, com as janelas fechadas, curtindo um filminho, não é? Contudo, manter os ambientes bem arejados é essencial.
Com todas as janelas fechadas, bactérias e vírus acabam circulando mais, facilitando o surgimento de infecções oportunistas. Em tempos de pandemia de Covid-19, vale reforçar: nada de janelas fechadas! O ar livre é importantíssimo para manter a saúde em dia.
#3. Boa alimentação, sempre!
A boa alimentação é a melhor aliada na conquista de uma saúde plena, que promova ao organismo defesas até contra os invernos mais rigorosos. Nesse sentido, consumir alimentos que reforcem a imunidade é mais do que essencial: é obrigatório.
Uma dica valiosa é reforçar a ingestão de proteínas e lactobacilos, que protegem o sistema imunológico e jogam para longe a chance de desenvolver resfriados ou outras doenças oportunistas da estação. Sorte nossa que a Trevinho tem várias opções deliciosas de iogurtes e leites fermentados para toda a família! É só escolher o sabor da sua preferência e tornar as refeições mais saudáveis.
Manter a proteção da família durante o inverno passa, necessariamente, por suas compras de supermercado. Por isso, não se esqueça: além de produtos lácteos de qualidade, muitas frutas, verduras e legumes vão cair bem nos próximos dias.
#4. Os exercícios físicos não podem parar!
Não é porque está frio que os exercícios físicos devem ser interrompidos! Deixar a preguiça de lado é uma forma de manter a disposição nas alturas, mesmo nos dias mais geladinhos.
Para tornar a atividade um programa de família, vale checar com os pequenos quais são os exercícios de sua preferência. Lembre-se que esse momento deve se traduzir em experiências de felicidade, não de obrigação.
#5. Mantenha o acompanhamento médico
Sabemos que, durante o inverno, a vontade de sair comprando suplementações e antigripais “preventivos” é quase irresistível! Os cuidados no inverno, entretanto, não incluem automedicação. Portanto, deixe para ir à farmácia só a pedido do médico da família.
Aproveite o tempo para realizar exames de rotina que estejam atrasados e focar nas dicas para manter a saúde sem precisar recorrer aos medicamentos. Eles são excelentes quando precisamos deles, mas podem ser prejudiciais se recorremos a eles sem indicação.
Então, retomando, os cuidados no inverno incluem a hidratação, a ingestão reforçada de alimentos poderosos e gostosos (como os da Trevinho!), a prática regular de exercícios e o acompanhamento médico. Com esses cuidados, fica mais fácil aproveitar o inverno com segurança!
E você, qual é sua dica de ouro para viver melhor essa estação do ano?
Postado por em 26/jul/2021