7 alimentos para aumentar a imunidade
Vivemos um momento de muita sobrecarga física e emocional – e olha que nem precisava vir coronavírus pra evidenciar isso! A rotina de trabalho, as tarefas de casa, estudos, cuidados domésticos, estresse no trânsito… aiaiai! É tanta coisa que nossa energia pode ficar drenada se a gente não tomar cuidado.
Aí, sim, pra completar esse rolê todo, o isolamento social chegou como nova fonte de preocupação. O combo inteiro vai, aos poucos, enfraquecendo a imunidade, fazendo com que o organismo fique mais propenso a absorver vários tipos de doenças.
Mas, calma, que até isso tem jeito! É colocando a comida certa no prato e – como diz a música – andar com fé, que a fé não costuma falhar, que a gente fortalece o corpo não só para 2021, mas 2022, 2025, 2038…
Tá, mas o que é essa tal de imunidade?
A imunidade é um conjunto de mecanismos usados pelo organismo para se defender de agentes externos, como vírus, bactérias, fungos e inúmeros outros causadores de doenças. Funciona mais ou menos assim: quando uma substância entra no organismo, o sistema imunológico também entra em ação para identificá-la. Caso seja algo “estranho” ao corpo, ele vai produzir anticorpos que agirão contra essas ameaças.
Esse grupo de estruturas de defesa envolve tecidos e células capazes de combater uma série de enfermidades. Aí, quando você ouve alguém dizer que está com a imunidade baixa, isso significa que a velocidade com que o organismo responde os ataques diminui, deixando-o mais frágil e suscetível a doenças.
Nesse cenário, o que mais aparece pra tirar nosso sono são as “patologias leves”, como herpes, infecções, fraqueza, gripe, resfriado, amigdalite, estomatite, otite e abscessos. Ainda que nada disso, por si só, seja gravíssimo, é sempre bom evitar qualquer desconforto, principalmente agora que o #ficaemcasa ainda está na ordem do dia.
A boa notícia é que dá pra fazer um bom esquema de prevenção com a alimentação. Uma rotina equilibrada e saudável fortalece o sistema imunológico de adultos e crianças, jogando para escanteio doenças que atacam nosso sistema de defesa.
Fizemos uma listinha com 7 alimentos que contribuem para o aumento da imunidade. É só terminar o texto e fazer a lista do sacolão!
Frutas cítricas
Sim, sua avó estava certíssima quando dizia “toma suco de limão que é bom!”. As frutas cítricas, como laranja, limão, kiwi, mexerica e morango são fontes de vitamina C, que estimula a resistência a infecções, aumentando a imunidade do organismo.
Vegetais verdes escuros
Bora colocar um verdinho nesse prato?
O que não falta é opção: couve, brócolis, espinafre, rúcula, chicória, almeirão, agrião e acelga são verduras ricas em vitaminas, fósforo, magnésio, potássio e clorofila, que auxiliam na prevenção de doenças.
Oleaginosas
Esse é o “nome chique” para a família das castanhas, amêndoas, nozes, avelã, macadâmia e pistache. Além de serem uma delícia, esses alimentos são fonte de minerais e vitamina E.
Além de ajudar no bom funcionamento do organismo e fornecer energia, as oleaginosas são benéficas para o corpo – principalmente dos idosos, pois agem no combate à redução da atividade imunológica devido à idade.
Própolis
Própolis é um alimento natural produzido pelas abelhas. Seu uso diário reforça a imunidade, cura infecções respiratórias e até feridas na pele, acredita? Mas, nesses cenários, não deixe de procurar um médico para orientações mais específicas.
Alimentos ricos em zinco
“Ai, esse negócio de comer saudável não é pra mim, é algo muito restritivo”, algumas pessoas dizem. Men-ti-ra!
Carne, castanhas, sementes, cereais integrais e leguminosas (feijão, ervilha e grão de bico) são ricos em zinco, um nutriente que combate resfriados e outras doenças do sistema imunológico. Olha que tanto de coisa boa para fazer o cardápio variar!
Gengibre
Gengibre é uma planta medicinal que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Rica em vitamina C e B6, tem ação bactericida e trata inflamações na garganta, auxiliando na defesa do organismo.
Excelente em sucos detox, dá aquele gostinho diferente em muitas combinações – e está virando, literalmente, a alma da festa, já que até os drinques mais sofisticados levam gengibre!
Iogurte, leite fermentado e coalhada
Os lácteos estão em alta quando se trata de oferecer benefícios para a saúde e aumentar a imunidade. O iogurte, o leite fermentado e a coalhada são ricos em proteínas e cálcio, nutrientes essenciais para a manutenção da saúde.
Além disso, eles contêm probióticos, bactérias boas que ajudam na digestão e no funcionamento do intestino. Ou seja, atuam no equilíbrio da flora intestinal, melhoram a absorção de nutrientes e, de quebra, previnem a multiplicação de “bactérias ruins”, que podem causar doenças e infecções.
Graças aos probióticos presentes nesses alimentos a gente consegue aumentar a atividade de algumas células do sistema imunológico. Mágico, né?
E tem mais: os lácteos, além de serem deliciosos, vão bem no café da manhã, no lanche da tarde, em receitas e misturados com frutas e aveia – criando aí um superesquema de defesa contra as ameaças ao organismo. Pra completar, contêm muito cálcio, o que ajuda no fortalecimento dos ossos e na cicatrização, além de prevenir a hipertensão a longo prazo.
O resumo da ópera é: se você busca saúde, disposição e imunidade, metade da conquista desse objetivo está no que você coloca no prato. Se o consumo da família é feito à base de industrializados e “snacks porcarias”, como salgadinho, biscoito com muito açúcar, gordura e frituras, isso é o mesmo que dizer aos vírus: “entrem, a porta está aberta!”.
A substituição consciente da rotina alimentar com trocas saudáveis é um jeito muito eficiente de colocar seu organismo para trabalhar a seu favor. Em tempos modernos, isso vale muito mais do que qualquer outra coisa. Por isso, se você ainda não tem o acompanhamento nutricional por um profissional, que tal começar hoje mesmo a mudar esse jogo?
Quer mais dicas legais como essas? Acompanhe o blog da Trevinho e tenha acesso a vários conteúdos ligados à saúde e bem-estar!
Postado por em 25/jan/2021