7 atitudes para a vida que promovem o bem-estar
Muitas vezes podemos viver a vida de forma automática. Trabalhamos, fazemos nossas refeições e deixamos de lado práticas que fazem bem para nossa saúde física e mental. Para ter mais bem-estar no dia a dia, separamos algumas atitudes que irão te ajudar.
O que faz parte do bem-estar?
Se engana quem pensa que o bem-estar envolve apenas uma área da vida. A percepção desse conceito mudou muito ao longo da história da humanidade.
No século XVII, por exemplo, a expressão era ligada a ausência de doenças, com enfoque na saúde física. Hoje, o bem-estar é muito mais amplo do que podemos imaginar. A palavra envolve aspectos relacionados à vida social, saúde mental e física.
O bem-estar emocional, por exemplo, envolve a administração dos sentimentos e está relacionado à ausência de estresse e ao equilíbrio das emoções. O processo de alcançá-lo contém práticas de autoconhecimento e espiritualidade.
Atitudes que geram conforto, segurança e tranquilidade fazem parte do que definimos como bem-estar. Para quem deseja uma vida mais equilibrada, é importante investir no cuidado com a saúde e momentos de afetos. Confira, a seguir, sete atitudes que irão tornar sua vida mais leve.
#1 Movimente seu corpo
Fazer exercícios físicos é uma atividade que muitas pessoas não gostam. Entretanto, movimentar nosso corpo vai muito além de seguir padrões estéticos: é uma prática de bem-estar importante.
Para isso, escolha uma atividade que você gosta de fazer. Para deixar esse momento mais legal, vale convidar um amigo ou algum familiar. Os exercícios proporcionam mais energia, previne doenças cardiovasculares e melhoram a memória.
Movimentar nosso corpo também garante noites de sono mais tranquilas. Se exercitar também traz benefícios para a autoestima e diminui os riscos de transtornos como a depressão e ansiedade.
#2 Dê uma pausa
No dia a dia ficamos repletos de atividades e, em muitas situações, não temos um momento de pausa. Sem esses intervalos, não conseguimos conhecer nossos limites, sonhos e medos.
Pensar em nossas emoções e desejos nos ajudam a ver a vida por outras perspectivas. Por isso, é importante ter folgas ao longo da rotina. Esse intervalo pode nos ajudar em momentos importantes, como por exemplo, quando precisamos tomar uma decisão.
Uma pequena pausa é uma forma de desenvolver bem-estar mental. A atitude também é um convite para analisar nossa vida, escolhas e os caminhos que estamos trilhando.
#3 Tempo de qualidade
Uma forma de demonstrar afeto, o tempo de qualidade já foi apresentado no livro “As cinco linguagens do amor”, de Gary Chapman. Além de cuidar do nosso próprio corpo e mente, é importante ter momentos para ficar ao lado de quem ama.
Isso pode acontecer a partir de uma caminhada no parque, ao assistir um filme ou em uma conversa por chamada de vídeo. Para isso, deixe o celular de lado e viva essa oportunidade sem distrações. Isso impactará de forma positiva o seu bem-estar.
#4 Invista em atividades que te façam bem!
Além das obrigações do trabalho, é importante fazer atividades prazerosas que você gosta. Seja maratonar uma série ou cantar sua música favorita, essas práticas são uma forma de investir no que te faz bem.
Para isso, é importante organizar sua agenda de maneira que exista intervalos. No final do expediente, por exemplo, você pode separar uma hora para fazer algo novo, como começar uma aula de cerâmica ou ouvir o novo álbum do seu artista favorito.
#5 Tenha momentos de descanso
Para ter uma vida mais leve, é importante que exista um momento ocioso, sem nenhuma obrigação. Produzir todos os dias pode causar o esgotamento mental e, em alguns casos, favorece o desenvolvimento de síndromes como o burnout.
Por isso, reserve um dia na semana para descansar, isso te ajudará a recarregar as energias. Vale lembrar que, muitas vezes, é nesses períodos de relaxamento que encontramos soluções criativas para os nossos problemas e temos boas ideias.
#6 Invista numa alimentação mais saudável
Comer bem e de forma saudável fortalece nosso corpo, além de fornecer energia e disposição para as atividades do dia a dia. Por isso, devemos investir em alimentos mais naturais, evitando comidas ultraprocessadas.
Por meio da alimentação recebemos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, além de prevenir doenças como a obesidade. Comer de forma mais saudável também libera os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.
Combinado com a prática de atividades físicas e sono adequado, nossas refeições também ajudam a diminuir o nível de estresse. Por isso, adote uma dieta balanceada, rica em frutas e legumes.
#7 Respire fundo e relaxe
Na nossa rotina é importante ter ocasiões em que podemos nos desligar de todas as distrações e estímulos. Práticas como a yoga e meditação são grandes aliadas para ter esses momentos de pausa e reflexão.
Além de ajudar a entender nossos sentimentos, as duas práticas são também oportunidades que impactam de forma positiva o processo de autoconhecimento. A yoga e a meditação acalmam a mente e ajudam as pessoas a se concentrarem no tempo presente.
Para quem deseja começar essas práticas existem alguns exercícios na internet. Em plataformas de vídeos, por exemplo, você encontra informações e dicas de yoga e meditação. Se preferir, vale a pena procurar academias que ofereçam aulas.
Com as nossas dicas, agora você conhece algumas atitudes que irão te ajudar a ter uma vida com mais bem-estar em todos seus aspectos.
Leia também outras publicações dedicadas ao tema saúde e bem-estar no nosso blog.
Postado por em 01/set/2021