Alimentos consumidos na primeira infância influenciam na formação do paladar infantil - Trevinho

Alimentos consumidos na primeira infância influenciam na formação do paladar infantil

Alimentos consumidos na primeira infância influenciam na formação do paladar infantil

“Ah… como é gostoso ver uma criança comendo!” É comum escutarmos esse tipo de frase quando tem alguma criança se alimentando. Porém, apesar de ser um momento especial, é importante lembrar que a primeira infância, que vai até os três anos de idade, é quando são formados os hábitos alimentares. Por isso é importante estar por dentro dos alimentos que podem contribuir para que o bebê continue saudável.

Estudos mostram que cada vez mais cedo as crianças tem tido acesso a alimentos não recomendados como: doces e biscoitos recheados, macarrão instantâneo, refrigerantes, refrescos em pó e salgadinhos. Há casos em que estes alimentos são oferecidos aos 10 meses de nascimento.

E como então promover o consumo de alimentos saudáveis para essa turminha? Primeiro, siga a instrução de um profissional de saúde em relação a introdução dos primeiros alimentos que começam desde a amamentação, passando por alimentos pastosos até chegar no sólido.

Para os mais crescidinhos, sabemos que os períodos de seletividade alimentar são normais nessa fase, mas sabemos também que as crianças se espelham bastante nos adultos. Ao observar as pessoas comendo, elas identificam que a comida pode ser boa, por isso, dê exemplo, e coma o mesmo que oferece.

Outra sugestão é levar as crianças às compras, principalmente em feiras livres, para aumentar o contato delas com o universo das frutas e das verduras. Envolvê-las nas preparações das receitas pode ser também uma boa alternativa para despertar o interesse pelos alimentos.

Aposte em alimentos mais naturais e frescos já que eles serão responsáveis por fornecer energia e ajudar no desenvolvimento do corpo e da mente das nossas crianças.

Postado por Marketing Trevo Lácteos em 24/out/2022