DIY – Decoração de Natal
A época mais esperada do ano está chegando! O natal é sempre mágico e encanta adultos e crianças. É o momento de comprar presentes, fazer comidinhas natalinas e a decoração da casa para receber os convidados (mas, dessa vez, sem aglomerações, hein!).
O ano de 2020 está sendo atípico. Devido ao isolamento social, muitos projetos de viagem, festa e confraternizações tiveram que ser adiados. Além disso, a maioria das famílias brasileiras precisou apertar o consumo para fazer o orçamento doméstico render, já que muita gente teve suas atividades reduzidas ou suspensas.
Fácil não é; nem isso e nem entrar no espírito natalino com tudo, como estamos acostumados. Por outro lado, por que não aproveitar a data do jeito que dá? Nada que um pouco de observação, adaptação e criatividade não resolva.
Economia nas compras e nas decorações
E, por falar em criatividade, é possível ter uma decoração de Natal incrível sem precisar comprar enfeites novos e caros. Como? Reciclando o que já temos – e até o que usamos no dia a dia para outras finalidades.
A embalagem econômica do Iogurte Trevinho, por exemplo, pode servir de base para vários penduricalhos! Fora que o próprio produto faz a maior diferença na ceia, já que, no verão brasileiro, inovação no cardápio de Natal é o que não falta!
Você já tentou fazer o sorvete de iogurte, por exemplo? Não? Então, chega de perder tempo! Essa e outras receitas podem surpreender positivamente sua família e, ainda, gerar uma enorme economia nas compras de supermercado para o fim do ano.
Em linhas gerais, a ideia é que você aproveite a maioria das coisas que se tem em casa não só para criar pratos saborosos, mas, também, para fazer a sua decoração de Natal.
O conceito DIY
Você já ouviu falar em DIY, ou já leu alguma coisa a respeito desse assunto na internet? Mesmo que o termo não soe familiar, podemos apostar que, pelo menos uma vez na vida, você já o colocou em ação!
DIY vem do inglês Do it Yourself, ou faça você mesmo, em tradução livre. Esse não é só mais um termo da moda, mas um estilo de vida que nos convida a criar nossos próprios objetos, como móveis, roupas e artigos de decoração, a partir de coisas que já temos em casa e podem ser reaproveitadas.
Ou seja, em vez de comprar pronto determinado item, o DIY te incentiva a usar a criatividade, juntar materiais que estejam sobrando e comprar o mínimo de artigos adicionais, apenas para dar acabamento.
O conceito do DIY é amplo e bastante democrático, podendo ser aplicado de diversas formas. O que importa, mesmo, é sua praticidade. Você não precisa ter experiência nesse processo para criar decorações maravilhosas. Basta procurar ideias e métodos alternativos, em revistas ou na internet, para realizar a tarefa.
Dicas de baixo custo para o DIY da Decoração de Natal
O fim do ano é o momento mais propício para iluminar a casa, dando cor e alegria aos ambientes e deixando a residência em clima de festa e harmonia. Dá pra fazer isso sem gastar muito? Dá. Mas, para isso, é preciso colocar a criatividade no topo de sua lista de ferramentas.
Veja o que você pode fazer nesse Natal para começar a praticar o DIY com o pé direito!
Árvore de Natal com garrafa pet
Você pode cortar as bases das garrafas pets, pintar da cor que desejar, amarrar as peças no formato de uma árvore e enfeitar com fitas.
Pronto! Eis aí um item básico da decoração de Natal – e muito barato!
Enfeites em EVA
O EVA é bastante utilizado em artesanato, por ser versátil e servir de material para várias ocasiões.
Para o Natal, aproveite o material para enfeitar as árvores, como bolas natalinas, ou para entregar aos convidados como lembrancinhas amarradas aos presentes.
Potinhos de guloseimas
Não jogue fora os frascos de vidro vazios que estão de bobeira por aí. Que tal fazer uma bela pintura e enfeitar as tampas com motivos natalinos? Eles são ótimas opções para colocar balas, biscoitos ou mesmo uma compota de sobremesa.
Sinos de natal
Já pensou em decorar as portas da sua residência com sinos de Natal feitos com… potinhos de iogurte?! Sim, é super possível!
Pinte ou enfeite as embalagens da cor ou material que quiser. Coloque fitas e uma bolinha, de alguma bijuteria, em cada copinho, para simular o sino.
Boneco de neve
As garrafas de iogurtes também são ótimas opções para criar um boneco de neve. Você pode pintar a garrafa de branco, fazer a cabeça de isopor e decorar com fitas, botões e outros materiais que tiver em casa.
Se você tem crianças, uma boa sugestão é chamá-las para participar do “faça você mesmo”. É um momento de interação entre pais e filhos em que todos vão se divertir e colocar a criatividade para funcionar. De quebra, ainda tem a economia com idas em shoppings e ambientes de lazer que são pagos e podem estar lotados por conta da época do ano.
E aí, gostou das nossas dicas? O DIY pode funcionar até mesmo como terapia, principalmente para quem está em isolamento social. Monte as peças com a sua família e conte para a gente o que achou dessa experiência!
Postado por Patricia TREVINHO em 25/nov/2020