Dieta ou exercício físico: o que é mais importante para a saúde? - Trevinho

Dieta ou exercício físico: o que é mais importante para a saúde?

Dieta ou exercício físico: o que é mais importante para a saúde?

Todo mundo quer ter um corpo mais saudável e disposto, em qualquer idade. É ou não é? Queremos eliminar tudo o que está em excesso, mas para isso é preciso entrar na linha, melhorar a alimentação e mexer o corpo. A dúvida que fica é: o que priorizar? Dieta ou exercício físico?

Bom, a resposta curta e objetiva é: ambos. Não dá pra ter todos os benefícios de saúde sem um desses elementos. Afinal, se juntos já causam, imagine juntos?! ;p

Mas aí começam a vir as justificativas (desculpas, né?): não tenho tempo pra exercício físico, comprar comida saudável é caro… ai, ai, ai. A gente entende tudo isso, mas é preciso adaptar a rotina o máximo possível para que nela possam caber mais remelexo e frutas e menos sedentarismo e pacotes de salgadinhos espalhados pela sala.

Escolha bem os alimentos

Na pandemia tá todo mundo meio desanimado, mesmo, mas a disposição também tem muito a ver com o que se come. Quem dá mais atenção ao que coloca no prato e se esmera para escolher alimentos saudáveis tende a se sentir com mais energia do que quem não faz isso.

Seguir uma dieta à base de frutas, legumes, lácteos e outras classes de alimentos que fazem bem à saúde não é tarefa difícil. É preciso combinar os pratos e comer as porções certas, nas horas certas, para um resultado eficaz. Por isso a necessidade de consultar um nutricionista para que ele monte um cardápio de acordo com o seu tipo físico, objetivos a serem alcançados e tudo o mais.

Afinal, de nada adianta fazer dietas restritivas e com alimentos pouco saborosos, a menos que o objetivo seja fazer a pessoa desistir em pouco tempo!

Hoje em dia é possível utilizar, por exemplo, os iogurtes nos lanches, que são sempre uma delícia, ou usá-los como ingredientes em receitas como bolos fit, molhos para salada ou sobremesas de baixa caloria.

O corpo precisa de movimento

Vamos ser sinceros: nem todo mundo gosta de fazer atividade física. Quantas pessoas você conhece que reclamam na hora de ir à academia ou fazer uma caminhada?  Fica difícil até de fazer as contas…

No entanto, o nosso corpo foi feito para estar em movimento, #fato. Se você fica muito tempo sem sair de casa ou fazer atividades mais simples, como caminhar, é bem provável que as dores nas articulações venham com força total – e bem antes da chegada da idade avançada, viu?

Além disso, as atividades físicas são ótimas para quem deseja perder peso, ganhar massa muscular e melhorar o tônus corporal. Mas os benefícios vão além. Quem pratica exercícios usufrui de uma série vantagens, como:

  • Prevenção de doenças;
  • Controle da pressão arterial;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Socialização;
  • Fortalecimento da respiração;
  • Flexibilidade;
  • Fortalecimento da musculatura.

Qual caminho escolher?

Mais do que nunca as pessoas vêm buscando hábitos mais saudáveis com o objetivo de ter mais disposição.  Mudar a rotina de vida requer disciplina, foco e comprometimento. E sabemos que não é tão fácil assim, já que é difícil resistir a algumas tentações, não é verdade?

No entanto, a saúde depende do equilíbrio entre dieta e atividade física. Separá-los não é a melhor escolha.  Isso porque os dois se complementam, proporcionando resultados mais rápidos, eficientes e duradouros.

Se você busca emagrecer, por exemplo, é preciso cuidar da alimentação e eliminar gordura corporal durante os exercícios físicos. Por isso é muito importante buscar as duas alternativas e, de preferência, com apoio de profissionais capacitados para te ajudar nesse processo.

O ideal é que se comece aos poucos, com exercícios mais leves de aumento gradativo, conforme você ganhe força muscular. Em relação à dieta, não precisa tirar tudo de uma vez: dá pra fazer substituições ou reduzir aquele alimento que você mais gosta.

Se o nutricionista colocar iogurte na sua rotina alimentar, já sabe: os melhores estão aqui na Trevinho! Nossos produtos são diferenciados, desenvolvidos com os melhores leite, frutas e nutrientes. Além disso, oferece versão tripla atitude – zero açúcar, zero gordura e zero lactose. Acesso o nosso blog e tenha acesso a vários conteúdos exclusivos.

Postado por em 13/abr/2021