Hábitos alimentares saudáveis: como adquiri-los?

Hábitos alimentares saudáveis: como adquiri-los?

Hábitos alimentares saudáveis: como adquiri-los?

Manter hábitos alimentares saudáveis não é um luxo ou uma moda propagada em todas as mídias: é uma necessidade. Alimentos certos, na quantidade adequada, ajudam a colocar a saúde em dia, previnem doenças, melhoram a disposição e a qualidade de vida como um todo.

Por mais que muita gente saiba de tudo isso, e até tente seguir uma linha mais saudável, é bem comum que em algum momento o processo seja abandonado, e velhos hábitos passam a imperar novamente.

Por que será que isso acontece?

Muitas pessoas têm dificuldade em buscar refeições saudáveis por inúmeros motivos: 

  • A falta de tempo faz com que a gente busque o que é mais rápido e prático, como fast food, salgadinhos, enlatados ou comidas prontas;
  • Deixar de comer algumas coisas, como doces, chocolates e frituras é um grande sacrifício;
  • É difícil seguir uma dieta quando moramos com amigos ou familiares que não tenham o mesmo objetivo;
  • Alimentos saudáveis são tomados como sem graça e pouco saborosos.

Iniciar uma nova rotina alimentar nem sempre é fácil. A gente precisa abandonar tudo que sempre fez para trilhar outro caminho.  Então, um pouco de persistência e boa vontade também ajudam, além de algumas dicas práticas que podem te ajudar a ter uma alimentação mais leve e nutritiva.

Vamos a elas?

Tenha uma boa relação com a comida 

A maioria das pessoas passa tempo demais pensando em comida. Ou seja, se vai ao shopping, antes de sair de casa já avalia o que vai pedir para lanchar; se vai sair com os amigos, a escolha do lugar precisa envolver comida boa; se está em casa, abre a geladeira e os armários o tempo todo procurando “belisquetes”.

A relação com a comida não deve ser de dependência, como recorrer a ela todas as vezes em que temos algum problema ou, simplesmente, não temos “nada melhor pra fazer”. A alimentação deve entrar na sua rotina diária como algo que te faz bem, sem excessos. 

Ter bons hábitos alimentares não é ser restritivo e deixar de compartilhar momentos  festivos com sua família e amigos. Pode-se comer de tudo, desde que com moderação.

Reinvente seus pratos

Muitas pessoas desistem de ter bons hábitos alimentares por acharem a dieta chata e sem graça. Todo o dia a mesma coisa: salada de alface e tomate, uma proteína e legumes. Se alimentar desse jeito, todos os dias, tira até o apetite da gente, né?  

Para evitar esse sentimento, incremente seus pratos! Além do habitual, coloque outros ingredientes na salada, como outros tipos de folhas, molhos, queijo, torrada e milho.  Quanto mais colorida e diversificada for a refeição, mais apetitosa e nutritiva ela é.

Não tenha medo de caprichar na alimentação: os brócolis estão sem gosto? Coloque um alho frito para dar aquele gostinho. O peito de frango está sem tempero? Acrescente um pouco de limão e orégano e veja a mágica acontecer.

A internet está cheia de receitas maravilhosas para tornar o “trivial saudável” em “incrivelmente saudável”.

Faça substituições

Muitas vezes uma dieta fica insustentável quando você pensa que definitivamente não pode comer determinados alimentos ou que precisa comer outros que não são do seu agrado.

É por isso que buscar o auxílio de um nutricionista para o desenho de uma rotina alimentar é tão importante: os especialistas sabem que não existe isso de “alimento proibido” – e ainda dão diversas opções para substituir o cardápio original sem perder o valor nutritivo.

Como já dissemos, dá para comer de tudo um pouco, mas algumas coisas podem ser substituídas, como frituras por assados, carnes vermelhas por frango e peixes, doces por frutas desidratadas, como damasco, uva passa e abacaxi, que são ricas em fibras e dão sensação de saciedade, e refrigerante por água saborizada ou água de coco e chá.

Por falar em saciedade…

… prefira alimentos com essa funcionalidade. Além de nos manter satisfeitos por mais tempo, eles oferecem os nutrientes que equilibram a saúde e melhoram o bem-estar. É o caso do farelo de trigo, aveia, linhaça, maçã, tofu e iogurte.

Aliás, o iogurte é um dos alimentos mais completos que existem e cabem muito na rotina alimentar saudável de todas as idades. Além de promover saciedade, esse lácteo, que é super saboroso, fortalece os ossos, aumenta a imunidade, tem muita proteína, protege o sistema nervoso, promove o bom humor e ajuda no processo de emagrecimento.

Os benefícios do iogurte não param por aí: ele também serve como ingrediente perfeito para diversos tipos de receitas, como molhos, bolos e até sobremesas fit que podem ser saboreadas sem culpa.

Se o seu desejo é ter hábitos alimentares saudáveis, busque um nutricionista e, se for possível, não veja a nova rotina como um parque de restrições, mas como uma oportunidade de conhecer novos sabores que engrandecem a vida. Ser saudável é sempre mais gostoso, né?

Para mais dicas de alimentação e saúde, cola aqui no  blog da Trevinho e conta pra gente quais alimentos te fazem mais feliz.

Postado por em 10/maio/2021