Jantar Fitness: 3 sugestões para fazer o seu
Quando chega à noite e vai dando aquela fominha, já sabemos: é hora do jantar. No entanto, comer o velho e bom arroz com feijão à noite pode não ser a melhor opção para quem quer uma vida mais fitness…
Além de a janta ser um momento onde a refeição precisa ser mais prática em sua elaboração, ela também deve ser mais leve, para que o organismo consiga digerir melhor os alimentos sem comprometer o horário de dormir.
Vamos combinar que não é fácil, após um longo dia de trabalho e outras atividades, ter que enfrentar a cozinha para preparar o jantar, né? Por outro lado, pular a janta – ou a ceia – não é aconselhável, já que o corpo ficará sem alimentos por horas.
Para começar a se animar com os pratos noturnos, esqueça aquele papo genérico de “comer à noite faz mal”. Depende, e depende muito, do que você vai comer e do que chama de noite. Jantar às 20h é beeeem diferente de jantar às 23h, por exemplo.
Se alimentar é necessário em qualquer hora do dia, o problema está na quantidade e na qualidade do que se é ingerido. Muitas pessoas pensam que o organismo não sabe se é noite ou dia, por isso acabam comendo uma infinidade de alimentos antes de dormir capazes de gerar indigestão, indisposição ou refluxo.
O fato é que alguns pratos podem atrapalhar o sono e trazer outros problemas, como o ganho de peso. Imagine bater uma pratão de feijoada às dez da noite! É bem provável que você nem consiga dormir – ou, pelo menos, que durma muito mal.
Se você é fã de alimentos mais pesados, é melhor deixá-los para a hora do almoço, momento em que o organismo terá mais tempo para digeri-los. Durante à noite o metabolismo é mais lento, e alimentos como dobradinha e feijoada dificultam a digestão, provocando mal-estar, azia, gases e refluxo.
Além disso, muitos alimentos, se consumidos à noite, podem promover picos de glicose, implicando no desenvolvimento da diabetes, aumento do colesterol e triglicérides.
Dessa maneira, evite alimentos gordurosos, frituras e com muito açúcar:
- Refrigerantes à base de cola;
- Café e chá mate;
- Doces;
- Salgadinhos e batata frita;
- Pizza e pastéis;
- Carnes vermelhas;
- Massas de uma forma geral.
Dicas para um jantar saudável
Para manter a saúde equilibrada, o ideal é fazer refeições noturnas leves, com saladas, legumes e carnes brancas, mas tudo em pouca quantidade para não sentir aquele desconforto no estômago.
Para estimular você a consumir refeições fitness no jantar, preparamos 3 sugestões capazes de agradar a família toda! Bora pra cozinha?
Salada com molho de iogurte
Essa é uma opção levinha, mas com muito sabor, podendo ser servida no almoço ou no jantar.
Ingredientes
- 4 filés de frango;
- 1 dente de alho amassado;
- Suco de meio limão;
- Sal a gosto;
- Pimenta do reino moída na hora a gosto (opcional);
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 1 batata doce grande fatiada fina (como chips);
- 1 pé de alface americana lavada e rasgada;
- 1 maço de rúcula lavada;
- Meia xícara de chá de tomates cereja cortados ao meio;
- 1 cenoura pequena ralada;
- Meio pimentão amarelo pequeno em tiras e sem sementes;
- 1 cebola roxa média fatiada
Molho
- 200 ml de iogurte natural Trevinho;
- Suco de meio limão;
- 1 colher de chá de sal;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 3 colheres de sopa de cheiro verde picado.
Modo de preparo
Tempere o frango com alho, limão, sal, pimenta e metade do azeite. Distribua as fatias de batata em uma assadeira e pincele o restante do azeite. Polvilhe com sal e pimenta e leve ao forno médio, preaquecido por 20 minutos, virando na metade do tempo até que as batatas fiquem crocantes e douradas.
Despeje todos os ingredientes do molho em um vidro fechado e agite vigorosamente. Doure os peitos de frango em uma frigideira, deixe esfriar um pouco e corte em tiras. Espalhe as folhas em uma travessa e disponha o frango, a batata, o tomate, a cenoura, o pimentão e a cebola. Sirva acompanhada do molho.
Muffin de ovo
Essa receita é muito fácil, versátil, saborosa e barata, pois utiliza ingredientes econômicos que a gente tem em casa.
Ingredientes
- 4 ovos;
- Meia xícara de chá de presunto magro fatiado;
- Meia xícara de chá de tomate picado sem semente;
- Meia xícara de chá de pimentão picado;
- Cebola picada a gosto;
- Tempero a gosto (sal, salsa e cebolinha desidratada).
Modo de preparo
Bata os ovos com o tempero e reserve. Distribua os ingredientes em forminhas de silicone e cubra-as com a mistura reservada de ovos. Leve ao forno preaquecido a 250 graus por 30 minutos. Quando estiver assado, retire das forminhas e sirva.
Lasanha de abobrinha
Lasanha é uma refeição típica dos almoços de domingo. A elaborada com a abobrinha é tão saborosa quanto a feita com macarrão – e, por ter baixo teor de carboidratos, pode ser uma opção para a semana!
Ingredientes
- 1 colher de café de noz-moscada;
- 1 colher de sopa de salsa e cebolinha;
- 30 g de queijo muçarela light;
- 50 ml de água;
- 100 g de abobrinhas;
- 100 g de peito de peru;
- 100 g de molho de tomate;
- 150 g de queijo tipo cottage;
- Sal a gosto;
Modo de preparo
Salpique sal nas fatias de abobrinha e reserve por 10 minutos. Espremer para retirar o excesso de líquido. Em um recipiente misture o queijo cottage, sal, noz moscada, a salsa e a cebolinha.
Monte a lasanha com fatias de abobrinhas, peito de peru e queijo cottage. Repita as camadas até a finalização dos ingredientes. A última camada deve ser de molho de tomate. Cubra com a muçarela e leve ao forno para gratinar.
Dependendo do que seu nutricionista diz, todas essas refeições podem ter um iogurte de sobremesa – ou até serem substituídas por um potinho do seu sabor predileto com aveia, quem sabe?
Mudar a alimentação do jantar traz ganhos à saúde, como melhora da qualidade do sono, emagrecimento e evita a má digestão. Quer mais dicas saudáveis como essas? Acesse o blog da Trevinho e tenha acesso a vários conteúdos exclusivos!
Postado por em 24/mar/2021