Vontade de comer doces: dá pra diminuir? - Trevinho

Vontade de comer doces: dá pra diminuir?

Vontade de comer doces: dá pra diminuir?

Quem é apaixonado por doce sabe o quanto é difícil ficar sem ele, principalmente naquela horinha logo após o almoço… hmmmmm! Esse é, tradicionalmente, um dos momentos em que o desejo por açúcar mais ataca.

Não tem jeito: o pós-almoço é a porta de entrada para brigadeiros, bolos e outras sobremesas mais pesadas, como pudim, pavê, compota, chocolate. Ai, ai! Difícil resistir a tantas gostosuras!

O grande problema é que nosso desejo por doces vai na contramão da vida saudável, já que o excesso de açúcar (como tudo na vida) é muito prejudicial. O bom, dizem os especialistas, é sempre evitar, já que a grande maioria das sobremesas são carboidratos altamente calóricos e ricos em gordura.

Aí, quanto mais guloseimas comemos, maior será o impacto na saúde. E não estamos falando só da celulite e do pneuzinho no quadril, não! Quem dera se o problema fosse só esse… a ingestão exagerada de doces pode gerar condições como obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças cardíacas.

Inclusive em crianças, tá? Por isso a alimentação dos pequenos deve ser tão regrada quanto a nossa.

Outra questão pontual das guloseimas é a gordura. A maioria das sobremesas que comemos é preparada com creme de leite, manteiga e gordura hidrogenada, um trio que aumenta muito o ganho calórico no organismo, prejudicando a saúde de maneira geral.

Como matar a vontade de comer doce?

Isso tudo a gente já sabe e, infelizmente, não há nenhum sinal no horizonte de que a Organização Mundial da Saúde vá definir o doce como essencial para uma vida mais saudável. :/

Isso, claro, torna o ato de ficar sem sobremesa, ou aquele alimento mais docinho, um dos grandes desafios da vida. A gente sabe que não faz bem, mas quer comer! E, no fundo, isso pode ir muito além da força de vontade, já que cortar o hábito dos doces pode gerar efeitos rebote, como comer muito para compensar os dias que ficou sem.

A boa notícia – sim, existe uma boa notícia! – é que nem tudo que traz doçura à vida é prejudicial. Sobremesas mais pesadinhas podem ser substituídas por opções saudáveis e muito apetitosas. É só deixar que elas entrem na rotina – e que os doces super doces fiquem para momentos especiais, como aniversários e outras comemorações.

Que tal?

Olha as dicas que podem entrar no lugar daquele chocolatinho nosso de cada dia, sem perda do bom paladar:

Castanhas e nozes

Oleaginosas como castanha e nozes são fontes de proteínas, fibras e gorduras boas.  Isso é, são saudáveis e dão sensação de saciedade.

Existem várias opções para consumir essas iguarias: in natura, misturadas com frutas secas ou em receitas simples, como batê-las junto com ameixas, coco ralado, chia, cacau em pó… dá pra fazer algo divertido e bem gostoso, que até as crianças vão curtir.

Uva congelada

Se você quer uma sobremesa gostosa e super refrescante, que tal a uva congelada? Além de ser saudável, ela substitui os sorvetes e picolés industrializados que, comumente, têm muita gordura.

Para os dias de verão, lave bem as uvas que serão consumidas, coloque-as em um potinho e leve-as ao congelador. Quando quiser comer é só ir até lá! Fácil, rápido e beeem menos calórico. 😉

Chocolate amargo

A versão amarga, com no mínimo 70% de cacau, é a mais recomendada para quem não consegue passar sem o chocolate. A quantidade de açúcar e gordura nessa versão é bem menor quando comparada ao chocolate ao leite.

Iogurte

O iogurte é um alimento completo e cheio de benefícios que serve de café da manhã, lanche da tarde e até… rufem os tambores… sobremesa!

Além de ser gostoso pra caramba, é excelente para pele, cabelo, bom para os ossos, melhora a imunidade… sem contar que ele tem poucas calorias, além de ser rico em cálcio e proteína. E tem, claro, um sabor docinho, o que faz dele o melhor substituto para o bolo de pote diário.

Se você faz questão de consumir apenas o que te faz bem, te apresentamos a linha Tripla Atitude da Trevinho. Com redução de até 71% de calorias, os nossos produtos são ideais para quem busca sabor e qualidade.

Quando o desejo de saborear um doce apertar, principalmente quando as crianças em casa querem algo refrescante e que fuja da rotina, lembre-se da Trevinho. Além de poder consumir o iogurte com granola, chia e outros cereais, é possível elaborar sobremesas fantásticas e surpreendentes com nossas linhas do produto.

Ah, e tem mais: o iogurte Tripla Atitude é matéria-prima para receitas livres de açúcar e sem lactose. Ou seja, ideal para pessoas que têm restrição a esses componentes.

As garrafinhas da Trevinho podem render muita coisa boa, como smoothies, bolo de iogurte, mousses, picolés… deixe a imaginação fluir e o corpo agradecer esse carinho!

Gostou das nossas sugestões de sobremesas saudáveis? Deixe aqui nos comentários aquele macete incrível que você conhece para fugir da tentação açucarada!

Postado por em 16/fev/2021